Equipe feminina de judô dá 12ª medalha a MS

Foto Divilgação
Foto Divilgação

A equipe feminina de Mato Grosso do Sul confirmou tradição e força nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). As judocas novamente ficaram entre as melhores do país por equipes. Terminaram a competição em terceiro. O bronze, décima segunda medalha conquistada por Mato Grosso do Sul na competição escolar, foi ganho no fim da tarde de hoje, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB).

Formaram a equipe comandada pelo técnico Edvander Bertoleti: Vitória Oliveira (Escola Valdete Silva), Letícia Menino (Escola José Dorileo), Lorraine Batista (Escola Luisa Vidal), Alexia Nascimento (Colégio Status), Luanna Nascimento (Escola Arlindo Lima), Nayrienne Lopes (Escola Rui Barbosa), de Campo Grande; Fátima Paseto (Escola Mendes Gonçalves), de Ponta Porã; e Maria Eduarda Silva (Escola Semiramis Rocha) de Coxim.
Na primeira rodada, as judocas venceram as donas-de-casa, em combate difícil. O vencedor só foi conhecido no último confronto: MS 3 x2 PB. Depois, as garotas não tiveram o mesmo desempenho e perderam para o Rio Grande do Norte por 3×0.
A briga pelo bronze foi, assim como no masculino, foi contra a equipe do Paraná. As meninas do Estado saíram na frente. Ganhavam por 2×1, quando Luanna entrou no tatame. Até 10 segundo do fim, a garota perdia a luta, mas conseguiu imobilizar a adversária e ganhar por ippon. A vitória valeu o bronze por equipes.
“Foi uma das minhas melhores lutas. A gente não pode perder a esperança. A gente tem que se agarrar a cada oportunidade, a cada chance para tentar ganhar. Deu certo. Agora é só comemoração”, contou Luanna, emocionada.
“O bronze de hoje mostra bem como foi o campeonato dessas meninas. O tempo todo com muita garra, determinação e superação”, avaliou o técnico. Dona de cinco medalhas nos Jogos Escolares, duas ganhas este ano – prata nos 44kg e bronze por equipes – Lorraine não se continha de felicidade. “É muito bom porque meu sensei me colocou para lutar contra a menina que é da categoria 48kg e eu ganhei dela. Estou muito feliz”.
No total, as judocas de MS conquistaram quatro das sete medalhas ganhas pelo judô de Mato Grosso do Sul. Foram duas pratas e dois bronzes. Os garotos trazem na bagagem três bronzes. O desempenho na modalidade foi superior ao de 2015 em número de conquistas: sete contra cinco. Das 12 medalhas do Estado, sete são do judô.
O bronze por equipes das judocas fecha a participação nas modalidades individuais. Em 2016, Mato Grosso do Sul conquistou uma medalha a mais. Foram 2 ouros, 5 pratas e 5 bronzes. No ano passado, os números foram: 2 ouros, 6 pratas e 3 bronzes.

Comentários

comentários