Em Curitiba, Rose Modesto participa do Codesul

Representando o governador Reinaldo Azambuja, a vice-governadora Rose Modesto participou ontem (7), em Curitiba (PR), do Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – bloco composto pelos estados do Sul e Mato Grosso do Sul. No ato, o governador do Paraná, Beto Richa, assumiu a presidência do Conselho. O cargo tem mandato anual e até então era ocupado pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. O governador Raimundo Colombo, de Santa Catarina, também esteve presente na reunião.

Governadores do Sul e vice-governadora de MS reunidos hoje, em reunião do Codesul
Governadores do Sul e vice-governadora de MS reunidos hoje, em reunião do Codesul

“O Codesul será indispensável para combater a maior crise que o Brasil já passou e para que os Estados estejam unidos em pautas comuns como a renegociação de dívidas”, destacou a representante do governo de MS, fazendo referência a um dos assuntos discutidos no ato de posse de Richa.

Ainda de acordo com a vice-governadora, o bloco fortalecido e unido contribui para o desenvolvimento de cada estado e para o pleito junto ao Governo Federal. “Para Mato Grosso do Sul, o Codesul é fundamental para a sobrevivência do governo para que a gente consiga entregar para as pessoas, parte daquilo que planejamos. Nós ganhamos as eleições em 2014 com um cenário e assumimos com outro. Eu tenho certeza que exatamente nesses momentos, nessas reuniões e nessas trocas de informações que nós vamos conseguir evoluir mais e junto com a união levar as nossas reivindicações e ser ouvido de forma diferente. Então, a unidade é fundamental”, declarou.

Sobre a nova presidência do bloco, Rose Modesto descreveu que “o governador Beto Richa com certeza vai poder contar muito com a nossa participação porque o sucesso do Codesul é de fato o sucesso do nosso estado. Esses quatro estados juntos representam boa parte da riqueza do nosso país e tem a capacidade de ajudar o Brasil a sair dessa crise”.

O secretário de Fazenda de MS, Márcio Monteiro, também integrou a reunião do Codesul.

Sobre o Codesul – O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul-BRDE) foi criado em 1961, por meio de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho em 1992.

Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o Codesul constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

O exercício da Presidência do Conselho é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. A estrutura administrativa é composta por um Secretário Executivo, nomeado pelo Governador-Presidente, e por quatro Secretários Assistentes, além de corpo técnico e administrativo.

Comentários

comentários