Em Cuiabá, Reinaldo Azambuja discute estratégias de desenvolvimento do BC

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) discute estratégias para o desenvolvimento do Brasil Central junto com outros cinco governadores. O evento ocorre nesta sexta-feira (7) em Cuiabá-MT. Os chefes de estado analisam o documento elaborado pelas equipes de planejamento na quinta (6).

O governador Reinaldo Azambuja durante encontro em Cuiabá (MT) (Foto: Divulgação)
O governador Reinaldo Azambuja durante encontro em Cuiabá (MT) (Foto: Divulgação)

Além disso, os Secretários de Fazenda e os presidentes das Assembleias Legislativas das unidades da federação também fazem parte do encontro.

Representando o Estado de Mato Grosso do Sul estão o governador; o Secretário de Governo, Eduardo Riedel; o Secretário de Fazenda, Márcio Monteiro; o Procurador-Geral Adjunto, Fernando César Zanelli; superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Thaner Nogueira; e o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB).

No início da manhã Reinaldo se reuniu a portas fechadas com os seis governadores que compõe o fórum: Pedro Taques (PDT-MT), Marcelo Miranda (PMDB-TO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Confúcio Moura (PMDB-RO). Logo em seguida, os chefes do executivo concederam uma entrevista coletiva.

“O objetivo do bloco é estabelecer programas comuns e ter uma pauta de ações conjuntas e efetivas em todos os estados. Nosso grupo vai trabalhar os gargalos e as potencialidades. Esse encontro reúne grandes estados exportadores e vamos criar uma lógica no desenvolvimento com programas comuns para atender a todos com pautas positivas”, frisou Reinaldo Azambuja.

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, destacou que está sendo criado um instrumento de cooperação federativa horizontal. “Isso é uma revolução na concepção da política regional”, ressaltou Unger.

Para o governador tucano de Goiás, Marconi Perrilo, o fórum Brasil Central reúne o Brasil real, que gera superávit e empregos. Perillo mencionou a entrada dos estados de Tocantis e Rondônia ao grupo agregando ainda mais peso à estratégia de desenvolvimento.

Reunião

Durante a segunda reunião do dia, o Secretário de Assuntos Estratégicos do Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, apresentou aos governadores a prévia elaborada na tarde de quinta-feira (6) pelos integrantes dos seis governos.

Houve a exposição da atuação da Agência de Desenvolvimento e possíveis projetos com o modelo de desenvolvimento que estão sendo propostos. Entre eles estão agências de capitalização, grupos de trabalho, modelos de integração regional, criação de programas para atração de investimentos entre outros.

Em seguida, os governadores iniciaram um debate parta discutir sugestões de temas para acréscimo ou modificação nas discussões do fórum. Após a reunião, haverá nova coletiva a imprensa. O governador Reinaldo Azambuja volta a Mato Grosso do Sul no final da tarde. A próxima reunião do fórum esta agendada para o dia 11 de setembro, no estado do Tocantins.

Comentários

comentários