Em clima Olímpico, começa 34º Jogos Infantis da REME da Capital

Delegações das escolas na abertura
Delegações das escolas na abertura

A Olimpíada 2016 no Brasil está chegando ao final neste domingo (21), mas o clima e mesmo o incentivo pelo esporte em destaque nos últimos dias, deve incentivar e fazer o sucesso da 34ª edição dos JIRES (Jogos Infantis da Rede Municipal de Ensino), que se iniciou na noite desta sexta-feira (19), pela Prefeitura de Campo Grande. Os estudantes esportistas da REME terão quase um mês de competição, entre 49 escolas que se inscreveram para participar com 220 alunos inscritos. Eles disputaram sete modalidades de jogos individual ou coletivo, em jogos que acontecerão nas escolas e parques da Capital.

O JIRES, que segue até 10 de setembro, tem programado competições de voleibol, handebol, futsal, basquete, tênis de mesa, e, jogos de xadrez e dama. Veja abaixo, os dias e locais inciais dos jogos na próxima semana.

De acordo com um dos organizadores do evento, professor Márcio Ângelo, a competição foi organizada pela Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura) da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e foi aberta ontem, no Clube União dos Sargentos, com a disputa dos jogos de xadrez e dama. “Esta é uma etapa única com a participação de alunos nascidos entre 2005 e 2007. No total são 49 escolas participantes e 220 alunos inscritos.Teremos a participação de diversas Federações de modalidades”, disse Ângelo, lembrando que ontem, a etapa dos jogos do tabuleiro, já contou com a volta da parceria da FSMX (Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez).

Grande competições de xadrez e dama
Grande competições de xadrez e dama

Segundo o presidente da Federação, Ângelo Mendonça, há mais de dez anos a equipe de arbitragem da entidade não participa dos jogos. “Depois de 12 anos retomamos essa parceria que é muito importante porque a participação da arbitragem propicia aos alunos um ambiente real de jogo nos moldes de competições internacionais da Federação, além de ser um estimulo para a prática de xadrez e torneios entre os alunos”, argumenta Mendonça.

Dias e local das competições

O Jires continuará com competições de mini-voleibol, previsto para a próxima segunda-feira (22) no Parque Tarsila do Amaral, das 7 às 17 horas. Já na quarta-feira (23), a disputa será com o mini-handebol, na Escola Municipal Eduardo Olímpio, das 7 às 17 horas. E Na quarta-feira (24), a competição segue com mini-futsal, no Parque Tarsila do Amaral, das 7 às 17 horas.

Para os dias 30 e 31 de agosto, ambos acontecendo na Escola Municipal Vanderlei Rosa, estão previstas as disputas de mini-basquete, das 7 às 17 horas, e, do tênis de mesa, que tem início previsto para as 13 horas e término às 17 horas.

Comentários

comentários