Dourados será a primeira cidade de MS com Parklet

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

A Agência Regional de Trânsito de Dourados, em comemoração ao “Dia Mundial Sem Carro”, comemorado na próxima quinta-feira (22) traz para o estado de Mato Grosso do Sul uma nova proposta de conscientização em relação ao trânsito, a instalação de Parklet em Dourados.

O projeto é uma parceria firmada entre Detran-MS, Agência Municipal de Trânsito de Dourados (Agetran), Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), um grupo de especialistas em urbanismo (Lab. Urb) e a empresa Eleita Móveis Planejados.

A inciativa faz parte dos eventos da Semana Nacional de Trânsito de 2016, visto que o dia mundial sem carro, tem como objetivo fazer com que as pessoas reflitam sobre os problemas causados pelos automóveis e incentivar formas de transporte alternativo, como o uso da bicicleta e o transporte público.

O Parklet surgiu no ano de 2010 na cidade de São Francisco, na Califórnia, inspirado na ideia de ampliar os espaços da cidade destinados às pessoas. É uma extensão temporária da calçada, que ocupa o espaço destinado ao estacionamento de dois veículos, proporcionando um espaço de convívio para pedestres.

Segundo a Gestora de Educação e Segurança de Trânsito – Danielle Sena Bertolazo, da Agência Regional do Detran-MS de Dourados, a inciativa representa uma mudança positiva para a cidade. “Desenvolvendo iniciativas como esta, mostramos que o Detran-MS pode contribuir para a reflexão de um trânsito mais consciente, com melhoria na saúde e na qualidade de vida dos douradenses”, ressalta Danielle Bertolazo.

O próximo passo após a instalação do 1º Parklet de Dourados é tornar esse movimento um Projeto de Lei. Para os arquitetos do Lab. Urb, a implantação representa dois ganhos importantes para a comunidade. “O primeiro é a ampliação de espaços públicos de qualidade para o usufruto do pedestre, invertendo uma tendência arrigada de subtrair espaços para as pessoas a fim de ampliar para os automóveis. O segundo é a demonstração do que podemos obter quando o público e o privado unem-se. O Parklet é, essencialmente, o fruto de uma parceria público privada”, afirmam.

O Parklet está localizado na Avenida Marcelino Pires, em frente à Praça Antônio João de Dourados.

Comentários

comentários