Diretores da Fiems participam do 7º Fomenta Nacional em Cuiabá

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Os diretores da Fiems, Julião Gaúna, que preside o Sindigraf/MS e a Abigraf/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, presidente do Sindivest/MS, e Marcelo Alves Barbosa, presidente do Sindepan/MS, participaram, em Cuiabá (MT), da 7ª edição do Fomenta Nacional. O evento, realizado pelo Sebrae Nacional em parceria com os governos federal e estaduais e prefeituras, busca aproximar pequenos negócios dos grandes compradores da administração pública. 

Segundo Julião Gaúna, durante dois dias, foi possível se aprofundar um pouco mais na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada em dezembro de 2006. “O mercado de compras públicas movimenta cerca de R$ 600 bilhões por ano e nós, os micro e pequenos empresários, temos assegurado por lei o tratamento diferenciado nas compras públicas abaixo de R$ 80 mil. Por isso, precisamos nos aproximar desse filão de mercado, ainda mais em um momento de crise financeira pela qual passa o país e que tanto penaliza as micro e pequenas empresas”, destacou.

Dentre as atividades do evento os diretores da Fiems destacaram os Encontros de Oportunidades, que possibilitou a aproximação de empreendedores junto aos gestores públicos para conhecer como atuar e como fechar negócios. O evento tem 18 empresas e entidades atuando como âncoras dos encontros – Banco do Brasil, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Correios, Eletronorte, Fiocruz, Funasa, Escritório das Nações Unidas para Serviços de projetos (Unops) e BNDES, Receita Federal e Serpro. 

Ainda durante o Fomenta Nacional foi realizada a palestra magna sobre “Experiência Internacional de Compras Governamentais”, com a presidente da Rede Interamericana de Compras Governamentais, Yokasta Gusmán, os painéis “A ação dos órgãos de controle  fortalecendo o ambiente de negócios nas compras públicas” e “Compras governamentais e oportunidades para as MPE” e as palestras sobre “Inovação, empreendedorismo e capital humano”, com o jornalista Gilberto Dimenstein, e “Ética na gestão pública”, com o professor da Universidade de São Paulo Clóvis de Barros Filho.

Em 2015, somente no âmbito do Movimento Compre do Pequeno Negócio, 38 cidades de 11 Estados e no Distrito Federal realizaram encontros do Fomenta. Outros 18 foram realizados regionalmente e dois estão sendo planejados, enquanto em 2014 foram 36 Fomentas regionais, em 14 unidades da Federação, com participação de 8.509 pessoas, entre pequenos negócios (5.832) e gestores públicos (2.677).

Fiems.

Comentários

comentários