Dia da Educação Especial é comemorado na AL-MS

Foto: Victor Chileno
Foto: Victor Chileno

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por proposição do deputado estadual Pedro Kemp (PT), realizou na manhã desta sexta-feira, º de abril, uma Sessão Solene em Comemoração ao Dia Estadual da Educação Especial. A data é instituída em Lei no Mato Grosso do Sul, a ser comemorada todos os anos em 30 de março.

Hoje, a pedagoga e pesquisadora na área de educação especial Eliza Emília Cesco, presidente de honra da Associação Pestalozzi de Campo Grande, contou com uma homenagem especial recebendo uma comenda e diploma entregues pela Casa de Leis.

A Lei que instituiu o dia é de autoria do deputado Pedro Kemp, em  referência à assinatura do protocolo da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ocorrido em 30 de março de 2007, nas Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. No Brasil foi aprovado pelo Decreto Legislativo 186, de 9 de julho de 2008, e promulgado pelo Decreto Legislativo 6.949, de 25 de agosto de 2009.

O deputado ressalta que ao longo da história, a educação especial tem rompido paradigmas e mostra a cada dia a capacidade das crianças. “Hoje, sabemos que as crianças com deficiência são absolutamente capazes de desenvolverem muitas habilidades, sendo possível serem escolarizadas e alcançarem pleno crescimento pessoal e social”, aponta Kemp.

Escolas fundamentais

O parlamentar aponta que durante todo o processo, é importante ressaltar o papel fundamental das entidades. “As organizações são atuantes na área da Educação Especial, que juntamente com os órgãos municipais e estaduais, estruturaram e organizaram o acesso dos alunos com deficiência à escolarização e demais atendimentos especializados”, ressalta Kemp.

Matéria: Lúcio Borges

Comentários

comentários