Cursos vão atender mais de 1,6 mil profissionais da Assistência Social em MS

Com uma meta de atendimento superior aos 1,6 mil alunos, a aula inaugural do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), realizada na manhã de hoje (29) e ministrada pela professora Marcia Lopes na Escola de Assistência Social “Mariluce Bittar”, na Capital, marcou o início das atividades em 2016. Com a abertura da vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, autoridades e militantes da assistência social, puderam conferir os detalhes dos oitos cursos oferecidos inicialmente e a assinatura, com os 79 municípios do Estado, do termo de compromisso que possibilitará ao profissional participante do Capacita SUAS do custeio de sua permanência em Campo Grande no período de realização do curso.

“Estou muito feliz, pois hoje damos mais um passo no prosseguimento dessa capacitação que leva aos municípios de nosso estado um atendimento ainda mais qualificado para a população por meio dos profissionais da assistência social. A cada dia avançamos um pouco mais e assim pretendemos que Mato Grosso do Sul continue a ser exemplo nessa política tão importante para todos nós”, destacou Rose Modesto.

Gestora da assistência social no município de São Gabriel do Oeste, distante a 141 quilômetros da Capital, Sônia Monteiro, considera positiva mais essa realização do CapacitaSUAS. “Já estamos participando dessa capacitação desde a primeira edição e notamos a diferença positiva no atendimento à população dos profissionais participantes e mesmo com dificuldades de orçamento o município irá se empenhar para enviar os profissionais da cidade para Campo Grande durante a semana de realização do curso. É um investimento que vale a pena”, enfatizou a gestora.

Vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto Foto Leca
Vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto Foto Leca

Também participaram da aula inaugural a secretária-adjunta da Sedhast, Elisa Cleia Ribeiro; o presidente do Conselho Estadual de Assistêncial Social e superintendente da Sedhast, Sérgio Wanderly; a representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assitência Social (Coegemas), Dejasli Maiarotti; o professor da Universidade de Lins (Unilins) e coordenador geral do Capacita Suas, Luiz Carlos Montanha, além de prefeitos e gestores municipais da assistência social em MS.

CapacitaSUASO programa de capacitações, iniciado em 2014, tem o objetivo de aprimorar a gestão do SUAS e a qualificação dos serviços e benefícios sociassistenciais, promovendo a capacitação dos trabalhadores dos 79 municípios do Estado, fundamentado nos princípios da educação permanente e da interdisciplinaridade, estabelecidos em pactos entre as três esferas do governo.

Os cursos serão oferecidos pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação (UniLins) e atenderão os trabalhadores da assistência social, conforme orientações curriculares do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), descritas na matriz pedagógica.

Serviço

A Escola da Assistência Social de MS “Mariluce Bittar” está localizada na Rua André Pace, nº 630, Bairro Guanandi, Campo Grande – MS. Telefone para mais informações: 3314-6022.

Texto: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhas

Comentários

comentários