Curso direcionado ao atendimento pré-hospitalar às vítimas será realizado nos dias 20 e 21 deste mês

O curso PHTLS (Pré Hospitalar de suporte avançado no trauma), que tem o objetivo o treinamento uniforme e protocolar de atendimento pré-hospitalar às vítimas, acontece nos dias 20 e 21 de junho na Uniderp da Capital e é direcionado a enfermeiros, técnicos e auxiliares em Enfermagem, acadêmicos de cursos relacionados a saúde, fisioterapeutas e médicos.

A realização do curso é da Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud” que está instalada dentro do Hospital Santa Casa.
A realização do curso é da Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud” que está instalada dentro do Hospital Santa Casa.

A realização do curso é da Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud” que está instalada dentro do Hospital Santa Casa.

O PHTLS (PreHospital Trauma Life Support) é uma capacitação de altíssima qualidade, com caráter formador de opinião. É um programa de treinamento e avaliação no atendimento pré-hospitalar a vítimas de trauma de qualquer natureza que se dá através da realização de treinamentos de caráter intensivo, com duração de 2 dias (aproximadamente 20 horas-aula), onde são abordadas inúmeras situações relacionadas ao trauma, desenvolvendo no aluno o espírito crítico de discernimento, avaliação e tratamento, além de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe.

O programa é extremamente abrangente, o que permite incluir como alunos os mais variados profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a área da saúde. Dessa forma, podem atuar como alunos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores de veículos de emergência, policiais militares, bombeiros militares, fisioterapeutas, educadores físicos, alunos de cursos de graduação em medicina, enfermagem, fisioterapia, entre outros.

O objetivo principal desse tipo de curso é o rápido desenvolvimento do conhecimento e treinamento, que se inicia através da leitura de um livro texto e o curso de imersão propriamente dito. O aluno será capaz de observar e realizar manobras, práticas, aplicar protocolos e desenvolver técnicas em vítimas vivas (manequins) e bonecos de demonstração. Associado à parte prática, existe as avaliações escritas e práticas. O curso é composto de 32 (trinta e dois) alunos e 8 instrutores.

Em maio de 2010, foi instituído o Núcleo do Programa PHTLS em Campo Grande MS representado pela Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud”, filiado ao Núcleo Central em São Paulo (http://atlssp.org.br/) Fundação Faculdade de Medicina – USP, sendo autorizado a ministrar o curso PREHOSPITAL TRAUMA LIFE SUPPORT (PHTLS) sob a égide da NAEMT, e tem exclusividade no estado do Mato Grosso do Sul.

Os interessados devem ir pessoalmente a Santa Casa, na entrada da rua Eduardo Santos Pereira, andar térreo, na sala de centro de estudos, falar com a secretária Carla Maria Bavaresco.

Mais informações pelo telefone (67) 3382-0502 / WhatsApp 9995-0480, no site: www.cesantacasa.com.br e no e-mail: [email protected] .

Comentários

comentários