Curso de Letras da UEMS promove palestras sobre diversidade étnico-racial

No dia 18 de agosto, o curso de Letras (Inglês/ Espanhol) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, promoverá duas atividades dentro da programação do Ciclo de Palestras, no anfiteatro da Instituição. As palestras serão realizadas no período da manhã, das 10h10 às 11h50, e no período da tarde das 15h55 às 17h35.

A palestra a ser ministrada pela professora, Cíntia Santos Diallo, aborda o tema: “A Diversidade Étnico-Racial na escola: avanços e desafios”. O objetivo é apresentar o arcabouço legal e os pressupostos teóricos que orientam o processo de institucionalização da promoção, valorização e reconhecimento da diversidade étnico-racial na Educação brasileira. Bem como, relatar algumas experiências bem-sucedidas na incorporação da obrigatoriedade do ensino de história da África e cultura dos afro-brasileiros nos currículos do Ensino Fundamental e Médio. Além de apontar as diferentes resistências, que um número significativo de sistemas, escolas e professores, ainda apresentam em relação à temática.

Já a professora Eliane Aparecida Miqueletti explanará sobre, “O indígena em Dourados: análise dos discursos emitidos pela escola não indígena”. A palestra apresentará considerações sobre a inserção da temática indígena em escolas da SED/MS. Além disso, análises de discursos que permeiam práticas escolares colocarão em evidencia a construção da imagem do indígena,em Dourados, de acordo com enunciados proferidos por professores e alunos do Ensino Fundamental.

UEMS

Comentários

comentários