Consumidor pode identificar fuga de energia que impacta na conta de luz

20fugaProblemas de isolamento das fiações e conexões, assim como os aparelhos elétricos com defeito podem causar as chamadas “fugas de energia” ou “fuga de corrente”. Você já ouviu falar desse problema?

Por exemplo, se a sua instalação, em 110 volts, tiver uma fuga de corrente de 0,1 ampère, você terá somado à sua conta de luz mais 7,9 kWh sem perceber.

Para identificar fuga de energia desligue todos os aparelhos das tomadas e também todas as luzes. Verifique se o seu relógio continua girando. Em caso positivo você tem energia escapando.

Chame um eletricista para verificar as conexões (emendas) em todas as caixas de passagem, nos interruptores, tomadas e pontos de luz. Se a instalação da casa for dividida em vários circuitos elétricos (aquelas chaves no quadro interno de luz) é bem mais fácil identificar o problema. Faça a operação circuito por circuito.

Fique alerta com os equipamentos que dão choques – com certeza há fuga de energia. Comece por eles. Ligue aparelho por aparelho na tomada, mas não acione o comando de funcionamento e certifique-se de que o modostand by esteja desligado. Em seguida, observe se o relógio de luz continua girando. Em caso positivo, leve o eletrodoméstico a uma assistência técnica para sanar o problema.

AGEPEN

Comentários

comentários