Cônsul do Japão recebe titulo de cidadão ilustre da Capital na Câmara

Fotos: Lúcio Broges
Fotos: Lúcio Broges

O cônsul do Japão, Takahiro Nakamae está em Campo Grande nesta terça-feira (28), onde entre outras homenagens, recebeu o titulo de cidadão ilustre da Capital, concedido pela Câmara de Vereadores. A honraria foi aprovada na semana passada a pedido do vereador Edson Shimabukuro (PTB), que juntamente com a direção da Casa, hoje recebeu o representante oriental no Brasil para São Paulo e região Centro Oeste. O cônsul estará ainda hoje, em relações comerciais e visita de cortesia, sendo recebido pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja e a noite recebe outra homenagem de conterrâneos em um jantar na colonia Nipo brasileira.

A autoridade em seu discurso oficial, mencionou a satisfação em receber uma homenagem como esta, que ratifica a cada dia as boas relações existentes entre os dois País, em especial com Mato Grosso do Sul, desde a chegada dos primeiros imigrantes japonês em terra nacionais.

“Para mim é uma grande honra ser recebido em sessão plenária desta Câmara Legislativa de Campo Grande. É um orgulho receber este titulo, ainda mais desta terra de MS, que tem grande vinculo com o Japão. São 102 anos desde 1914, em prol do desenvolvimento do MS e mesmo das famílias vindas lá de nossa terra. E vemos que daqui os descendentes fazem parte direta e efetivamente da sociedade de MS, em diversas áreas que vai do comercio e culinária em destaque a industria e a política, como em partes distintas como as artes e artistas”, iniciou o Consul.

a64437da-2b89-4622-8a49-7cfaeba18e24Takahiro Nakamae lembrou ainda das relações internacional e do tratamento deferido a todos os japoneses. “Desde a chegada ao Brasil, sempre fomos bem recebidos no país, seja pela amável recepção, como na continuidade das relações pessoais, comerciais e de troca de experiência humana e social. Posso minimamente somente expressar meu, o nosso profundo respeito ao Brasil, ao MS e a esta cidade e sua casa Legislativa. Que sempre haja sucesso e longevidade aos trabalhos e projetos de todos nós”, finalizou o Consul.

Visitante

O cônsul está em Campo Grande pela terceira vez, sendo que a primeira acompanhou o casal real, que visitou o Estado no fim do ano passado. Recentemente, Takahiro Nakamae, esteve na Capital, no mês passado para conhecer e participar dos jogos do 31º Undokai, que é a tradicional gincana esportiva da colônia japonesa, que visa reunir gerações da etnia.

dfa6eb97-3673-4d94-97da-0d660397248dA gincana acontece no clube da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira da Capital, com barracas e tendas montadas no local para a realização de todo o processo do evento que reúne em MS, cinco gerações entre descendentes e japoneses. Neste ano participaram isseis (imigrantes japoneses), nisseis (filhos de japoneses), sanseis (netos de japoneses), yonseis (bisnetos de japoneses) e gosseis (trinetos de japoneses).

Comentários

comentários