Cidade de Douradina é a única de MS a ter só um candidato

A pequena cidade de Douradina tem suas particularidades políticas, destoando em grande parte da maioria das cidades Sul Mato-grossenses e do Brasil, pois pela 2º vez na jovem história do município a cidade participará do pleito eleitoral de 2016 com apenas 01 candidato a Prefeito.

unico

O feito histórico ocorreu pela 1º vez em 2004, quando a então Prefeita Nair Brant, após 04 anos de um mandato irretocável e concorrendo a reeleição conseguiu a proeza de ser candidata única, reunindo em seu palanque a maioria dos partidos políticos e unindo adversários históricos. Na época Nair foi reeleita prefeita com 2.726 votos (100% dos votos válidos), sendo registrados 644 votos brancos e 183 nulos, segundo dados do TSE.

Agora em 2016 o jovem Professor Jean (PEN) conseguiu realizar também este feito histórico e ser candidato único no pleito de 2016, com a relevante diferença que o mesmo nunca ocupou nenhum cargo eletivo na administração municipal e esta sendo candidato pela 1º vez. Ao todo 06 partidos coligaram para concorrer as eleições na majoritária sendo eles PEN/DEM/PSDB/PR/PSB/PT tendo Jean Sérgio Clavisso Fogaça (PEN) como candidato a Prefeito e Aparecido Caminha (DEM) como candidato a vice, tendo a coligação a denominação “JUNTOS SOMOS CADA VEZ MAIS FORTES”.

Já nas eleições proporcionais (vereador) foram formadas duas coligações: a “JUNTOS SOMOS CADA VEZ MAIS FORTES 1” formadas pelo partidos PEN/PR/PSB/PT que tem 18 candidatos(a) concorrendo ao cargo de vereador e a coligação “JUNTOS SOMOS CADA VEZ MAIS FORTES 2” formadas pelos partidos DEM/PSDB que juntos também tem 18 candidatos(a) concorrendo ao cargo legislativo.

A Regra Eleitoral disciplinada pelo TSE (Link Anexo) prevê que em caso de candidatura única a prefeito os votos brancos e nulos são desconsiderados, pois não são considerados votos validos e assim mesmo que apenas 01 eleitor compareça as urnas e vote no candidato ele é eleito com 100% dos votos válidos.

Comentários

comentários