Chuva da trégua, mas deve retornar com força na primeira semana de fevereiro

As fortes e intensas chuvas que atingiram todo o Estado nas últimas semanas e deixou várias cidades em estado de emergência, devem dar trégua nos próximos 10 dias. A informação é do meteorologista Natálio Abrão, que concedeu entrevista ao programa Tribuna Livre e ao Página Brazil na manhã desta segunda-feira (18).

Meteorologista prevê mais chuvas para o Estado nas próximas semanas.
Meteorologista prevê mais chuvas para o Estado nas próximas semanas.

De acordo com o meteorologista, o período chuvoso já estava previsto, mas não com a intensidade que ocorreu. “As chuvas nessa época são em consequência do El Niño. O que não esperávamos é que a intensidade do fenômeno trouxesse chuva além do esperado, causando danos”, relatou Natálio. Até o momento, 28 municípios de Mato Grosso do Sul já decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas.

Ainda de acordo com Natálio, nos primeiros 15 dias de 2016, já choveu mais de 50% das médias esperadas em 57 municípios do Estado . Para os próximos 10 dias, a previsão é que o tempo fique mais firme, devido a um centro de alta tensão na região sul do país, que também influenciará em todo o Estado. “A umidade cairá e as manhãs serão mais frias”, explicou. “A partir do dia 29 as chuvas retornarão, sendo mais intensas no início de fevereiro”, completou.

Chuvas devem retornar no início de fevereiro. Foto: Divulgação/ Notícias MS
Chuvas devem retornar no início de fevereiro. Foto: Divulgação/ Notícias MS

Chuvas

Devido as fortes chuvas, a governadora em exercício do Estado, Rose Modesto, visitará nesta segunda-feira (18), as cidades de Miranda e o distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, onde entregará cestas básicas e kits de limpeza e higiene pessoal para famílias desabrigadas.

As cidades de Aquidauana e Anastácio também devem receber a visita da governadora nos próximos dias.

Kerolyn Araújo

Comentários

comentários