Caravana da Saúde já realizou mais de 4 mil atendimentos e segue para 6ª edição

(Foto: Paulo Francis)
(Foto: Paulo Francis)

A Caravana da Saúde está em sua quinta edição, indo para a sexta no próximo mês de outubro, e o coordenador deste projeto, o Doutor Marcelo Henrique Mello contou ao Página Brazil na tarde de hoje(11), um pouco sobre os resultados obtidos até o momento através desta iniciativa vinda do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. “Nós levamos atraves de varias unidades móveis atendimento de oftalmologia, mamografia, enfim nós temos um atendimento amplo que acontece nos chamados Dia D, onde é aberto o atendimento a toda população da região. Concomitantemente realizamos atendimentos especializados, cirurgia geral, de ortopedia, ginecologia e também fazemos consultas de médicos especialistas”, conta o Marcelo.

Como exemplo o coordenador utilizou a área de oftalmologia, que no ano de 2014 em todo Estado foram realizadas 1661 cirurgias de catarata pelo SUS(Sistema Único de Saúde). Nos últimos 4 anos houve 6400 cirurgias e até o momento na 5ª edição da Caravana da Saúde foram realizadas 9400 cirurgias realizadas. “Lembrando que nós começamos em março deste ano, fizemos 5 edições e ainda temos mais 6 para realizar, e mesmo assim ja fizemos mais do que em 4 anos”, afirma.

O coordenador do projeto revela que neste cinco meses a Caravana da Saúde realizou mais de 160 mil procedimentos, mais de 160 mil exames, mais de 35 mil consultas especializadas, 1935 cirurgias em regime hospitalar. Além dos atendimentos Marcelo frisa que a Caravana é responsável por fazer um levantamento das demandas de estruturas físicas. “Os hospitais muitas vezes necessitam de materiais, de um carrinho de anestesia, as vezes precisa de um auto clave que é para poder esterilizar os materiais, as vezes precisa de um material cirúrgico, e o governo do Estado faz um aporte financeiro, estruturando esse hospital para que não só ele possa atender a caravana mas também atender a população depois que ela passar. O nosso grande lema é a caravana passa e a saúde fica”, ressalta o médico.

A próxima edição da Caravana da Saúde esta marcada para os dias 3 e 4 de outubro, em Corumbá, atendendo também a região de Ladário com a previsão de realizar 1200 consultas especializadas, porem as cirurgias de catarata já estará acontecendo a partir do dia 29 de setembro. Além disso o projeto conta com o apoio de outros órgãos com sistema de identificação com emissão de RG(Registro Geral), o Tribunal de Justiça realizando casamentos ou desquite, entres outros atendimentos de cidadania, saúde e lazer.

 Paulo Francis

Comentários

comentários