“Cansada” de escândalos, entidades lançam campanha contra corrupção em Naviraí

Lembrada por conta dos escândalos no ano passado, por conta da Operação Athenas, entidades de classe de Naviraí – distante 150km de Dourados – agendaram manifestação para o dia 20 de maio. Intitulado ‘movimento naviraiense contra a corrupção e pela ética na política’, a ação quer mostrar os malefícios que a corrupção traz à população.

Polícia Federal desencadeou Operação Athenas em Naviraí - Foto: Arquivo/Osvaldo Duarte
Polícia Federal desencadeou Operação Athenas em Naviraí – Foto: Arquivo/Osvaldo Duarte

O movimento também quer exigir mais transparência nos gastos do município e da Câmara de Vereadores, com a instalação do Portal da Transparência, através do qual todos poderão ter acesso aos gastos públicos e licitações.

Durante a Operação Athenas, vereadores e assessores acabaram levados pela Polícia Federal para prestar depoimentos.

Na ocasião foram cumpridos três mandados de prisão temporária, 28 conduções coercitivas e 35 mandados de busca e apreensão. Oito vereadores estavam envolvidos no esquema.

A polícia apreendeu 27 carros, uma motocicleta, um barco, R$ 70 mil em espécie e ainda um cofre cujo dono disse aos policiais que havia aproximadamente R$ 50 mil dentro.

No decorrer das investigações, os 13 vereadores eleitos em 2012 foram substituídos por seus suplentes e de acordo com a PF, os antigos parlamentares, além da cobrança de propina para aprovação de leis e para intermediação de interesses privados junto ao Executivo, ainda organizaram um esquema ilegal de pagamento de diárias.

Palestras, concursos de redação sobre a temática em escolas, missas especiais, ciclo de debates em universidades, encontro de grupo de jovens, adesivagem e caminhada, serão realizadas.

Comentários

comentários