Boca de Cena: Espetáculo para bebês, “Geometria dos sonhos” é apresentado no Marco

geometria-dos-sonhos-672x372
A peça é voltada para o público infantil de 0 a 3 anos e já percorreu vários países. (Foto: Divulgação)

Um caminho poético evoca a história de uma pedra, que, pela força do desejo, é movida desde as entranhas da terra até seu destino: virar uma nuvem para completar seu sonho de poder chorar. A metamorfose entre rocha e alma é o ponto de partida de  Geometria dos Sonhos espetáculo para crianças de 0 a 3 anos criado pela companhia de teatro hispano-brasileira La Casa Incierta e  terá  apresentações no Marco (Museu de Arte Comtemporânea) na quarta-feira (20/04).

A peça terá  três sessões gratuitas.  A  primeira às 10h exclusiva para professores e arte-educadores, já a segunda às 15h exclusiva para atores, diretores de teatro e participantes do III Seminário Estadual de Teatro e a última será para o público em geral especialmente para crianças de 0 a 3 anos acompanhada de um adulto (os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no Marco). A Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro e Circo – Boca de Cena acontece de 18 a 23 de abril e  é uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e Governo do Estado de MS. Organização e produção;  Colegiado Setorial de Teatro de Campo Grande, Colegiado Setorial de Arte Circenses de Campo Grande e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O projeto de circulação do espetáculo visa levar o trabalho pioneiro e referência em todo o mundo em relação à arte para a primeira infância da companhia La Casa Incierta, para entornos muito diferentes, desde cidades como São Paulo, Brasília e Fortaleza até comunidades indígenas ou quilombolas”, explica a protagonista do espetáculo, Clarice Cardell.

Em cena, a atriz brasiliense Clarice Cardell percorre um caminho pelos mapas do corpo do bebê, dos balbucios, dos erros, das marcas não desejadas e dos atos-falhos, em que a poesia da pele se abre no primeiro buraco negro – que os separa de seus antepassados e ao qual o bebê retorna nos primeiros gestos de curiosidade. Envolvendo cenário, atriz e plateia, o espaço é um sonho geométrico tubular em forma de abacaxi: o ambiente da caverna primitiva das pedras; o encontro com a fecundidade do mundo. O espaço onde se gera a luz que se abre um caminho na escuridão.

geometria-dos-sonhos2-300x225
A atriz Clarice Cardell em parceria com o diretor espanhol Carlos Laredo produziram esse projeto pioneiro voltado para bebês. (Foto: Divulgação)

No dia 18 de abril, das 8h30 às 12h Clarice Cardell participa de Arte e primeira infância, roda de conversa integrante do III Seminário Estadual de Teatro. O evento ocorre no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande. No mesmo dia, no MARCO, das 14h às 18h, Clarice Cardell ministrará a oficina A poética no jardim da primeira infância. O objetivo do encontro é aproximar os processos artísticos e pedagógicos em torno do universo teatral voltado para a primeira infância, explorando o misterioso universo dos cinco primeiros anos de vida de um ser humano. Partindo desse ponto, será abordada a criatividade cênica para a primeira infância, dentro de uma perspectiva do trabalho poético sobre a inocência e a invisibilidade, por meio de exercícios práticos e teóricos no campo da dramaturgia e da encenação para bebês. A oficina é dirigida a dramaturgos, diretores teatrais, professores e arte-educadores. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] No dia 19 de abril, das 8h30 às 12h também pelo III Seminário Estadual de Teatro, a Cia. La Casa Incierta participa do seminário Teatro para infância: formação, estética e fomento.

Geometria dos Sonhos estreou em maio de 2005, no Festival Théatre pour les touts petits (Bélgica) e em novembro de 2015 esteve em cartaz na Comunidade Quilombola Kalunga de Vão das Almas (GO). As turnês nas comunidades indígena e quilombola são resultado do prêmio Myriam Muniz 2014 da Funarte. A direção do espetáculo é do espanhol Carlos Laredo.

A Companhia

La Casa Incierta é uma companhia pioneira na criação de teatro para bebês no Brasil e na Espanha. Fundada pela atriz brasiliense Clarice Cardell e pelo diretor espanhol Carlos Laredo, produz atividades criativas para crianças e adultos. Com o objetivo de agregar a primeira infância à sociedade, o trabalho da companhia engloba atividades de sensibilização dos educadores e/ou pais antes da realização das apresentações.

Há oito anos, a Cia. La Casa Incierta produz, com a colaboração da prefeitura de Madrid, Rompiendo el Cascarón, o mais importante ciclo de teatro para bebês da Espanha. Nos últimos dez anos realizou mais de 2.500 apresentações em países como Brasil, Espanha, França, Bélgica, Itália, Portugal, Martinica, Rússia, Israel, Holanda e Alemanha e, em 2015, trouxe a Brasília o II FESTIVAL PRIMEIRO OLHAR DF – Festival Internacional de Teatro para a Primeira Infância, integrado à programação do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro.

Serviço:

GEOMETRIA DOS SONHOS

Roda de conversa, oficina e seminário:

18 de abril

Das 8h30 às 12hArte e primeira infância, roda de conversa integrante da programação do III Seminário Estadual de Teatro

Local: Teatral Grupo de Risco. Rua José Antônio, 2170, Campo Grande (MS)

Das 14h às 18hA poética no jardim da primeira infância, oficina para dramaturgos, diretores teatrais, professores e arte-educadores

Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea. Av. Antônio Maria Coelho, Campo Grande (MS)

19 de abril

Das 8h30 às 12hSeminário Teatro para infância: formação, estética e fomento, programação integrante do III Seminário Estadual de Teatro

Local: Teatral Grupo de Risco. Rua José Antônio, 2170, Campo Grande (MS)

Apresentações:

20 de abril, 10h (apenas para professores e arte-educadores); 15h (apenas para atores, diretores de teatro e participantes do III Seminário Estadual de Teatro); 17h (aberta ao público em especial para crianças de 0 a 3 anos acompanhada de um adulto).

Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande

Comentários

comentários