Bernal vai elevar em 9,57% o IPTU em Campo Grande

O prefeito Alcídes Bernal (PP) afirma que para tentar controlar o cenário de crise, vai aumentar em 9,57% o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do próximo ano. O anúncio foi na manhã de hoje (4), durante o sorteio do IPTU 2015.

A definição do valor e que o decreto será publicado amanhã no Diário Oficial.
A definição do valor e que o decreto será publicado amanhã no Diário Oficial.

O prefeito informou a definição do valor e que o decreto será publicado amanhã no Diário Oficial. O valor definido por Bernal corresponde a inflação acumulada de outubro de 2014 a setembro 2015, estipulada em pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Esse índice só será aplicado para aqueles contribuintes em que os imóveis tiveram supervalorização”, sem detalhar como será feito o cálculo. Já para aqueles desvalorizados, segundo Bernal, o valor deverá ser conforme o percentual de queda da região.

Bernal já havia dito anteriormente que não iria aplicar tarifaço este ano e hoje, disse que entende a situação econômica atual. “Não permitiremos aumento, esse valor foi estipulado com base IPCA de outubro de 2014 a setembro 2015. Isso é uma questão de justiça tributária”.

Antes de definir o índice de aumento, Bernal disse que os técnicos da prefeitura teriam apresentado cinco cenários, dos quais variavam entre 50% e 20%, mas com base nos dados apresentados pelo secretário de Finanças Disney de Souza Fernandes, o prefeito falou que percebeu que a melhor estratégia seria a correção do IPCAE. “É uma forma de fazer a reforma tributária e não causar oneração ao contribuinte”, avaliou Bernal.

Comentários

comentários