Bancadas indicam integrantes de comissão que fiscalizará Aquário

Nesta terça-feira (9/6), as bancadas do PT e do PMDB indicaram, respectivamente, os deputados Amarildo Cruz e Antonieta Amorim para serem membros da Comissão Especial que deverá ser criada em breve para fiscalizar as obras do Aquário do Pantanal.

Bancada do Partido dos Trabalhadores indicou o deputado estadual Amarildo Cruz
Bancada do Partido dos Trabalhadores indicou o deputado estadual Amarildo Cruz

O pedido de criação partiu do deputado Lidio Lopes (PEN), que se disse preocupado com o montante de investimento de recursos pelo governo do Estado.

A iniciativa será para que os deputados possam fazer visitas, reuniões com técnicos e análise da situação orçamentária da obra. Segundo dados recentes divulgados pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, no site oficial do governo, o valor final do Aquário vai ficar na ordem do R$ 230 milhões, sendo que o valor inicial do projeto era de R$ 87 milhões. A obra segue em ritmo de trabalho normal, com cerca de 150 funcionários.

O Aquário contará, segundo o governo, com 18 tanques internos e 6 tanques externos, totalizando um volume de água de 6,275 milhões de litros. Ele será habitado por aproximadamente 12.500 animais subdivididos em mais de 260 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos).

Nos tanques internos constarão temas como veredas, ressurgências, rios de cabeceira, rios de Bonito, rios do Pantanal, planície inundada, tanque de contato, neotrópico, piranhas, sucuris e a galeria de biodiversidade dos cinco continentes – Oceania, Europa, América, Ásia e África.

Por outro lado, nos tanques externos, os quais serão ao ar livre, constarão temas como baías, cachoeiras, orquidário, banhado, terras alagadas, lontras, jacarés e antas e um playground lúdico para as crianças brincarem. O local ainda contará com um Centro de Pesquisa da Ictiofauna do Pantanal.

A obra tem uma área total de cerca de 27 mil m² e foi concebida para ser o maior aquário de água doce do mundo, mas ainda não tem data de entrega. A comissão será criada oficial após indicação de todas as bancadas e posterior publicação no Diário Oficial da Assembleia Legislativa.

Comentários

comentários