Azambuja destaca importância de trabalho em conjunto com o Paraguai

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) esteve reunido na manhã desta terça-feira com o embaixador do Paraguai, Manuel Cáceres Cardozo, para tratar de assuntos de interesse tanto do Estado quanto do Paraguai.

Reinaldo durante encontro com o embaixador Foto Chico Ribeiro
Reinaldo durante encontro com o embaixador Foto Chico Ribeiro

O objetivo da reunião foi o de estreitar os laços e viabilizar projetos para fortalecer a integração física entre o Mato Grosso do Sul e o país vizinho. Assim, foram discutidos assuntos relacionados à rota bi oceânica, que é de fundamental importância para o escoamento da produção e o aumento da competitividade de MS junto aos Estados brasileiros e aos países vizinhos.

Outro assunto debatido foi a questão sanitária envolvendo os dois países. Para o governador Reinaldo Azambuja, a abertura de um corredor sanitário em Porto Murtinho é muito importante para o desenvolvimento da economia do Estado e do Paraguai.

“Estamos trabalhando em conjunto para implantar esse corredor sanitário em Porto Murtinho, que possibilitaria o abate de gado paraguaio em frigoríficos do Estado. Além disso, estamos discutindo maneiras de realizar a vacinação conjunta do gado, até pela importância de proteger os rebanhos e garantir a sanidade animal dos rebanhos”, disse o governador.

Para o embaixador do Paraguai, Manoel Cáceres Cardozo, as conversas com Mato Grosso do Sul e com os outros Estado brasileiros devem ser contínuas, e ele garante que são vários os assuntos a serem discutidos em parceria com Mato Grosso do Sul.

“Temos uma pauta variada de assuntos a discutir, infraestrutura, comércio, cultura, turismo, tudo é muito importante e pode trazer o crescimento para Mato Grosso do Sul a para o Paraguai”, destacou o embaixador.

Ainda durante a reunião foi destacado o uso de hidrovias para o escoamento da produção, tanto do Estado quanto do Paraguai. “Precisamos de uma hidrovia forte, que possibilite o escoamento da nossa produção”, disse o embaixador paraguaio.

Sobre esse assunto, Azambuja destacou a importância do porto de Porto Murtinho para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. “Estamos fazendo um estudo para tomar uma decisão referente a esse porto, que sem dúvida alguma é muito importante para o desenvolvimento econômico e para o aumento da competitividade do Estado”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck, o Secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, o Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, o diretor-presidente da Fundação de Turismo (Funtur), Nelson Cintra e autoridades do Paraguai.

Comentários

comentários