Atividades de Educação Ambiental e Cross Run “Volta do Segredo” encerram agenda do Mês do Meio Ambiente

Corrida-foto-672x372Na manhã do próximo domingo, 28 de junho, o Parque Estadual Matas do Segredo vai sediar uma série de atividades de Educação Ambiental voltadas à população, além do Cross Run “Volta do Segredo”, encerrando a agenda comemorativa do Mês do Meio Ambiente promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

O Cross Run “Volta do Segredo” tem como tema “Porque o meio ambiente é vida, e vida uma corrida” e terá um percurso de 8 quilômetros, em meio a trilhas sinalizadas dentro da área do Parque. A organização é do Imasul, em parceria com a Fundação Estadual de Esporte de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A largada será às 7h30. Cerca de 150 corredores participarão do evento. Por se tratar de um percurso nunca antes utilizado para fins esportivos e localizado dentro em uma área de preservação ambiental, somente atletas e treinadores de grupos de corrida foram convidados pela Fundesporte a participar do Cross Run. A premiação simbólica dos vencedores deverá ocorrer por volta das 9h30.

Educação Ambiental
Enquanto os atletas percorrem as trilhas do Parque Matas do Segredo, uma série de atividades de Educação Ambiental serão oferecidas aos familiares dos atletas, moradores dos bairros vizinhos ao Parque e demais pessoas presentes. Serão colocadas à disposição cinco “estações” temáticas, organizadas pelo Imasul e outras entidades parceiras, como a Polícia Militar Ambiental (PMA), Comando Militar do Oeste e Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo.

Nessas estações serão de desenvolvidas atividades de 30 em 30 minutos, das 8h às 10h30. Elas estarão divididas da seguinte forma: Observação de Aves; Cine Ambiental – “Circuito Tela Verde”; Jogos Biopedagógicos; Teatro de Fantoche (Projeto Florestinha –PMA); Contação de Estórias – “Papo de passarinho” e “Reflorestando o Parque”, com o plantio de mudas nativas.

A realização do Cross Run “Volta do Segredo” é do governo do Estado, por meio da Semade e Imasul e em parceria com a Fundesporte. O evento tem o patrocínio Eldorado Brasil e o apoio da Águas Guariroba, PMA e Comando Militar do Oeste.

O Parque Estadual Matas do Segredo está localizado na Rua Josefina Mingareli s/n, Jardim Presidente.

Comentários

comentários