Até o rei se rende a Messi… Argentino faz golaço e Barcelona é campeão

Camisa 10 marca duas vezes e comanda título do Barcelona na Copa do Rei após vitória por 3 a 1 sobre o Athletic. Neymar também balança as redes e cria polêmica no fim do jogo

O Barcelona segue vivo na busca pela tríplice coroa na temporada. Neste sábado, o time catalão contou com um gol antológico do argentino Lionel Messi para vencer o Athletic Bilbao, por 3 a 1, em um Camp Nou totalmente dividido entre as duas torcidas, e levou pela 27ª vez a Copa do Rei. O camisa 10 driblou quatro jogadores para bater o goleiro Hirrerin. Neymar e o próprio camisa 10 ampliaram o marcador. Williams, o primeiro negro a vestir a camisa do time basco, diminuiu.

Com os gols marcados por Messi e Neymar, o trio MSN – que ainda conta com Suárez – atingiu uma marca histórica na temporada. Os três juntos chegaram a 120 bolas na rede, superando Cristiano Ronaldo, Higuaín e Benzema, que fizeram 118 na temporada 2011/2012.

Messi comemora um dos seus gols contra o Bilbao (Foto: Josep Lago/AFP)
Messi comemora um dos seus gols contra o Bilbao (Foto: Josep Lago/AFP)

No segundo tempo, Luis Enrique promoveu a entrada do capitão Xavi. O jogador se despediu de forma honrosa do Camp Nou e levantou o troféu da Copa do Rei. Foi a 28ª conquista do camisa 6 com a camisa azul-grená.

O JOGO

O espetáculo fora de campo já estava montado. A torcida do Athletic Bilbao fez uma lista festa no estádio, viajou 600 quilômetros e não deixou o Barcelona se sentir em casa no Camp Nou. A arquibancada estava dividida, mosaico de ambos os lados. Atmosfera de uma grande decisão, dos dois times mais vencedores da Copa do Rei.

Se o visual estava impecável e as cores de Athletic e Barça reluziam no estádio, um episódio já previsto deixou as autoridades presentes no Camp Nou de mãos atadas. Nem mesmo o pedido dos catalães surtiu efeito: o hino da Espanha foi vaiado quase que em uníssono e deixou o Rei Filipe XI desconcertado.

Em campo, o Athletic Bilbao começou com mais vontade e, de fato, se sentiu em casa. Após bobeira da defesa do Barça, Williams quase marcou. No contragolpe, Messi cruzou e Neymar estufou as redes, mas o árbitro deu impedimento. A partir desse lance, o ímpeto dos bascos foi abafado e o Barça passou a tocar a bola em busca de um buraco na defesa. As chances de gols apareciam uma atrás da outra. A principal delas com Suárez, que parou no goleiro Herrerin.

Messi estava muito marcado pelo lado direito do Barcelona. Sempre dois jogadores cercavam o argentino. Mas o camisa 10 mostrou que dois no combate eram pouco. Nem três foram suficientes. Em jogada magistral, o argentino livrou-se, em um mesmo lance, de três adversários, driblou o quarto que estava na sobra e chutou no canto esquerdo de Herrerin, que nada pôde fazer. A magia da ‘Pulga’ foi tão grande que Jordi Alba, lateral catalão, não foi comemorar o golaço do companheiro. Ele parecia não acreditar no feito do craque.

Neymar também foi às redes no título do Barça (Foto: Josep Lago/AFP)
Neymar também foi às redes no título do Barça (Foto: Josep Lago/AFP)

O Barcelona queria matar logo o jogo. Em três minutos, Neymar perdeu duas grandes chances na cara do goleiro rival e Piqué também parou em Herrerin, o melhor jogador do Athletic Bilbao em campo. Aos 36 minutos, contudo, a defesa foi vazada novamente. Desta vez, uma linda jogada coletiva. Rakitic deixou Suárez livre na área. O Pistoleiro rolou e Neymar não precisou de esforço algum para fazer 2 a 0, para explosão da torcida azul-grená. Foi o sétimo gol do brasileiro na Copa do Rei.

VANTAGEM NO MARCADOR E DESPEDIDA DE XAVI

Com a boa vantagem adquirida no primeiro tempo, o Barcelona passou a cozinhar o jogo, mas sem deixar de levar perigo nos contra-ataques. Era o cenário perfeito para o técnico Luis Enrique passar a poupar alguns jogadores para o confronto contra a Juventus na final da Liga dos Campeões, no próximo sábado. Mais do que isso. Era o momento ideal para o capitão Xavi fazer a sua despedida da torcida e do estádio onde viveu grande parte de sua gloriosa carreira. Ele entrou no lugar de Iniesta e foi ovacionado pela torcida catalã.

30dany
Dani Alves usa penteado ousado em sua possível despedida (Foto: Ander Gillenea/AFP)

Outro que pode se despedir do Camp Nou na final da Copa do Rei é o lateral Daniel Alves. O brasileiro está em fim de contrato e não deve renovar. Como disse na entrevista coletiva de segunda-feira, queria a conquista da Copa do Rei para coroar sua passagem pelo clube. E o lateral estava, de fato, ligado no jogo, tanto que fez um cruzamento certeiro para Messi, como um autêntico centroavante, marcar o terceiro. Já no fim de jogo, o Athletic Bilbao diminuiu com Williams.

Ainda tinha tempo para jogo. E para polêmica. Neymar tentou uma lambreta para cima do zagueiro do Athletic e foi parado com falta. Todo o time basco foi para cima do atacante brasileiro, reclamando de firulas. Toda vez que ele tocava na bola, metade do estádio vaiava o camisa 11 do Barça. No fim, os jogadores blaugranas se reuniram em campo e comemoraram e muito mais um conquista na temporada.

LANCEPRESS!

Comentários

comentários