Ataque terrorista mata mais de 70 durante feriado na França

Dezenas de pessoas ficaram feridas e muitas foram mortas na noite desta quinta-feira, em Nice, na França, após um caminhão se lançar contra uma multidão que comemorava o Dia da Bastilha, feriado nacional. A Promotoria Pública de Nice aponta que mais de 70 pessoas morreram nos ataques e cerca de 100 ficaram feridas. O jornal francês Le Figaro fala em 78 mortos confirmados até o momento, 120 feridos – 16 deles em estado grave.

Novo ataque terrorista na França deixa mais de 70 mortos Foto: EFE
Novo ataque terrorista na França deixa mais de 70 mortos
Foto: EFE

Segundo testemunhas, após o veículo avançar contra a multidão, seus passageiros abriram fogo contra as pessoas presentes, trocando tiros com forças policiais. A imprensa aponta que, dentro do veículo, foram encontradas metralhadoras e granadas. De acordo com as autoridades, o motorista do caminhão também está entre os mortos e um cúmplice estaria foragido.

Imagens publicadas na internet mostram dezenas de corpos estirados no chão da praça. Autoridades da Prefeitura local pedem que os habitantes de Nice procurem refúgio e não deixem suas casas. O episódio de violência foi registrado em Promenade des Anglais, quando era realizado um show de fogos de artifício para comemorar a data do início da Revolução Francesa.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prefeito de Nice, Christian Estrosi, afirmou que “o motorista de um caminhão aparentemente matou dezenas de pessoas”. Um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais mostra pessoas correndo nas ruas e o pânico tomando conta da multidão logo após o incidente. Um repórter do jornal Nice Matin estava na região e relatou que havia “muito sangue e, sem dúvidas, muitos feridos”.

Outra imagem publicada no Twitter mostrava o caminhão parado no meio da avenida com algumas partes da frente amassadas e quatro policiais observando enquanto se protegiam atrás de uma árvore. Um repórter da agência France Press disse que o incidente ocorreu no fim da queima de fogos: “Nós vimos as pessoas sendo atingidas e pedaços de detritos voando ao redor”.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Segundo o Site , endereço que monitora as atividades do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) na internet, alguns apoiadores do grupo jihadista estão celebrando o ataque em Nice nas redes sociais. O EI ainda não se pronunciou sobre o episódio. (Com informações da Ansa e da BBC)

Comentários

comentários