Artes Cênicas e Dança da UEMS realiza 5ª Mostra de Teatro‏

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Nos próximos dias 21 e 22 de junho, os curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realiza a 5ª Mostra de Teatro, com a apresentação de três peças: “Tia Eva”. “Ver Estrelas” e “O Zoológico de Vidro”, encenados por alunos da Universidade e dirigida pelo professor doutor Marcus Villa Góis. As apresentações serão no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande.

Os espetáculos teatrais Tia Eva e A Ver Estrelas resultam de um processo de montagem didática, na disciplina de Técnica de Interpretação Teatral do curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS, sob a regência do professor Marcus Villa Góis. “O objetivo da disciplina é que o aluno passe a conhecer e dominar a técnica de interpretação para utilização tanto no exercício da atuação, quanto no processo de ensino-aprendizagem como professor, uma vez que o curso é uma licenciatura em teatro e dança”, explica Marcus.

Para o cumprimento da proposta de trabalho, os alunos estudaram a execução da arte do ator em diversos contextos artísticos, as técnicas de interpretação vivenciadas desde quando sua transmissão era oral, até a expressão contemporânea manifestando-se a partir de princípios políticos, de expansão da consciência e das comunidades teatrais. Eles foram divididos em dois grupos e cada um teve como meta o estudo e a montagem de um espetáculo teatral a partir de um texto de teatro escolhido pelo grupo.

O coletivo “Grupo Um” optou pelo espetáculo “A Ver Estrelas” por causa da expressão contemporânea e alcance nacional do texto montado diversas vezes. O espetáculo relata a história de Jonas, um garoto quieto e pacato que vive na tranquila Vila da Solidão. Num determinado momento que está só em seu quarto, ele se perde em seus pensamentos observando as estrelas. Num misto de sonho e realidade, Jonas se vê cercado pelos seres encantados que moram em sua imaginação. Sem perceber, vai parar num lugar onde tudo pode acontecer, o País do Navegar. Essa trajetória mostra a Jonas uma oportunidade para sair de sua monotonia – o Reino a Ver Estrelas – e se permitir descobrir como aproveitar melhor os seus dias, experimentando os conflitos que são estranhos ao seu universo. O elenco é composto por Ariela Barreto, Elisabete Cavalcante, Erika Juliane, Fran Corona, Gabriel Buliani, Jonatas Moreira, Julio Oliveira, Lara Paulon, Livia Felix, Rafaela de Oliveira, Renderson Valentin, Tess Ornevo, Thiagoo Acosta e Ton Alves

O coletivo denominado de “Grupo Dois” decidiu realizar uma montagem que pudesse comunicar algo de Mato Grosso do Sul, especialmente de Campo Grande. Por isso, foi eleito o texto Tia Eva, que apresenta uma das mais importantes personagens da nossa cultura popular, de importância histórica ímpar para nossa cidade. Tia Eva foi escrava negra em Jataí no Estado de Goiás, quando liberta migrou para Mato Grosso do Sul fundando sua comunidade na região de Campo Grande, hoje um bairro da cidade, e tem o reconhecimento da Fundação Cultural Palmares como comunidade remanescente de Quilombo. Outro fator decisivo na escolha do texto foi o fato de que a dramaturgia é assinada por uma campo-grandense, ex-professora da turma, escritora, dramaturga, diretora teatral e atriz Cristina Mato Grosso. O elenco é composto por Ademir Jr, Aline Higa, Ângela Mendes, Conceição Muniz, Ewerton Goulart, Gilza Corona, Joelma Souza, Thaís Constantino, Vanderlei José e Vinícius Battaglin. A direção é de Vanderlei José, figurinos de Joelma Souza e Thaís Constantino, Cenário de Ângela Mendes e Aline Higa, Comunicação de Ademir Jr., Melodias de Vanderlei José e arranjos de Conceição Muniz e Ewerton Goulart.

O Zoológico de Vidro

O Zoológico de Vidro é fruto do trabalho de um grupo de professores atentos à expressão cênica num conjunto de estéticas, é fruto de um projeto de extensão do curso de licenciatura em Artes Cênicas da UEMS, no qual as expressões teatro e dança são desenvolvidas em conjunto. Foram quatro meses de ensaio, todos os dias, quatro horas por dia. O espetáculo é um sucesso de público em todas suas apresentações. O elenco é formado por Gláucia Pires, Marcos Gauto, Clara Mendes e Yuri Tavares. A direção é de Marcus Villa Góis, iluminação de Pietro Lara, operação de trilha de Matheus Lomando. Trilha de Bruno Loyacono, cenário de Haroldo Garay, figurinos de Fábio Maurício. Designer gráfico e Vídeos: Jamille Fortunato.

Serviço:

MOSTRA UEMS DE TEATRO NA UFMS
Teatro Glauce Rocha

21/06 – Terça Feira –
19:30h – TIA EVA.
20:30h – A VER ESTRELAS.
Gratuito.

22/06 – Quarta Feira –
19:30h – O ZOOLÓGICO DE VIDRO.
Gratuito.

Comentários

comentários