Após queda de avião, esquadrilha da fumaça homenageará piloto

Segundo os bombeiros, avião caiu e bico e ficou cravado na terra (Foto: Reprodução/RPC)
Segundo os bombeiros, avião caiu e bico e ficou cravado na terra (Foto: Reprodução/RPC)

A Esquadrilha da Fumaça fará uma homenagem ao piloto Luiz Carlos Basson Dell’Aglio, que morreu, neste sábado (24), em acidente com um avião durante uma apresentação na 19ª Feira Internacional De Aviação em Maringá, no norte do Paraná. A homenagem será na tarde deste domingo (25), no mesmo espaço da feira, e aberta ao público.

O acidente aconteceu enquanto o piloto fazia um show de acrobacias. A aeronave “caiu de bico” e entrou completamente no solo. Dell’Aglio morreu na hora. Um vídeo flagrou o momento exato do acidente.

Testemunhas relatam que o avião começou a fazer um movimento “de parafuso” no ar antes de cair e que a queda aconteceu cerca de cinco minutos depois da decolagem. O acidente aconteceu no bairro Parque Industrial Bandeirantes, próximo ao aeroporto de Maringáx, onde a feira estava sendo realizada.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que fará uma perícia no local ainda neste domingo.

O corpo será velado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, a partir da tarde deste domingo. O sepultamento está marcado para segunda-feira (26).

Parte do avião ficou cravada na terra após o acidente (Foto: Luiz Tolentino/Arquivo pessoal)
Parte do avião ficou cravada na terra após o acidente (Foto: Luiz Tolentino/Arquivo pessoal)

O piloto
Luiz Carlos tinha 62 anos e era de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. A informação da morte do piloto foi confirmada pela assessoria de imprensa da feira, que enviou, em nota, um breve currículo do piloto. Veja abaixo:

“Piloto Agrícola com mais de 19.000 horas de voo, Luiz Carlos Basson Dell”Aglio é considerado um dos grandes nomes no segmento, tendo atuado durante 11 anos como Coordenador Geral e Instrutor do CAVAG – Curso de Piloto Agrícola na cidade de Ponta Grossa, Paraná, onde reside e administra a sua empresa AGROVEL – Agro Aérea Vila Velha Ltda. Atualmente voando agrícola no Estado de SC em regiões de Bananais e Arroz

Na acrobacia, seu esporte predileto, possui mais de 1600 horas de voo de alta performance, sendo o atual Presidente da CBA – COMITÊ BRASILEIRO DE ACROBACIA E COMPETIÇÕES AÉREAS.

Dell”Aglio iniciou na acrobacia pilotando um Decathlon, na Categoria Esporte, onde chegou ao terceiro lugar no ranking nacional. No ano de 1998, com a compra do Extra 230 matriculado PT-ZUN, com aproximadamente 700 horas, entrou para a Categoria Intermediária, com ótimo desempenho. No ano seguinte, já estava competindo na Categoria Avançada, onde vem disputando os torneios de acrobacia de nível nacional, também com excelentes resultados”.

Comentários

comentários