Após 10 meses, vídeo mostra como foi naufrágio que deixou 14 mortos em Porto Murtinho

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (29) pela Marinha do Brasil mostra detalhes do naufrágio do barco-hotel ‘Sueño do Pantanal’ no Rio Paraguai, em Porto Murtinho, região sudoeste de Mato Grosso do Sul. O acidente ocorreu em 24 de setembro de 2014 e comoveu o Estado. A tragédia deixou 14 pessoas mortas.

Resgate envolveu militares de forças brasileiras e paraguaias. (Foto: Divulgação)
Resgate envolveu militares de forças brasileiras e paraguaias. (Foto: Divulgação)

No começo das imagens é possível ver o barco navegando à esquerda da tela. No decorrer do trajeto fica evidente o início de uma forte ventania e, posteriormente, o desaparecimento da embarcação.

A rápida corrente de vento, apontada como um possível tornado, teria feito virar o barco-hotel. Na época, institutos de meteorologia informavam que os ventos chegaram a 93 quilômetros por hora.

Estavam a bordo 27 pessoas (16 turistas e 11 tripulantes). O barco paraguaio era usado para o turismo de pesca que é forte atrativo na região. Eles voltavam do último dia de pescaria, quando a tempestade os atingiu a cerca de 100 metros do cais, ou seja, poucos minutos antes de atracar.

Na operação de resgate das vítimas, batizada de ‘Pesadelo do Pantanal’, estiveram envolvidas pelo menos 50 pessoas de diversos locais do Estado. Entre elas, militares do Corpo de Bombeiros, Marinha Brasileira, Exército e Armada Paraguaia.

Poucos dias depois da operação, o bombeiro militar Everaldo Sarkis, 38, que participou do resgate das vítimas dessa que foi considerada uma das maiores tragédias do Estado.

Dourados News

Comentários

comentários