Anhanguera Uniderp disponibiliza 125 vagas gratuitas para o Pronatec

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Os interessados nos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Prótese Dentária oferecidos pela Anhanguera-Uniderp por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do Governo Federal, terão a data limite de até o dia 2 de agosto para realizar a inscrição.

Nessa etapa, que conta com aproximadamente 125 vagas disponíveis, já não é necessário comprovar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A única exigência é que o candidato tenha o Ensino Médio completo, tendo a sua formação entre 2012 e 2014. A formação técnica é disponibilizada na Unidade Agrárias, localizada na Rua Alexandre Herculano, 1.400.

Para fazer a inscrição, os interessados podem acessar o site www.guiapronatec.com.br, onde também é possível obter informações sobre requisitos, cursos e vagas. Os cursos técnicos oferecem benefícios relacionados diretamente à empregabilidade. De acordo com dados divulgados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a inserção desses profissionais no mercado de trabalho é quase imediata. Um ano após o encerramento do curso, entre 2008 e 2010, 74% dos alunos já estavam trabalhando.

A adesão ao Pronatec visa atender a alta demanda do mercado nacional por mão de obra qualificada. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a falta de experiência, a necessidade de aliar emprego e escola e a falta de oportunidades estão entre as razões para que o desemprego juvenil (jovens entre 15 a 24 anos) seja 3,5 vezes maior do que entre adultos com mais de 24 anos. Além disso, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o salário desses profissionais aumenta, em média, 24% apenas um ano após a formatura. Nos próximos dois anos, somente a indústria vai precisar de 5,5 milhões de trabalhadores de nível técnico.

Comentários

comentários