América Platina começa com discussão sobre hegemonia no Brasil

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O VI Seminário América Platina começou ontem (16), com palestra do sociólogo e cientista político Emir Sader, que falou sobre a “Crise de hegemonia no Brasil contemporâneo”. O evento lotou o Auditório do Sebrae-MS, em Campo Grande e contou com a participação de professores e pesquisadores de universidades que compõem a região Platina: Centro-Sul do Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai (incluindo o Chile por afinidade).

Em sua palestra, Sader traçou um panorama da atual situação econômica e política brasileira. “Hoje não temos hegemonia pela existência de um governo que não foi eleito, não tem apoio majoritário, ascendeu com um golpe e tem um apoio restrito. Então é um governo sem base popular, frágil, arbitrário que não se submete a discussão, nem a votações”, disse o sociólogo.

Questionado pelo público, sobre vários aspectos e direcionamentos que traçaram a atual conjuntura brasileira, Sader enfatizou a necessidade de adequação da população ao novo governo e de luta para manter direitos adquiridos, principalmente da classe de trabalhadores. “A população fica indefesa em relação a perder seus direitos. As desvinculações das políticas sociais que estavam na constituição já significam falta de compromisso do governo com educação e com saúde, como também, o corte de vagas nas universidades federais, atentado aos direitos dos trabalhadores. Isso requer grande consciência da massa da população de que este é um governo de vingança contra os direitos dos trabalhadores”, explicou Emir Sader.

Após a palestra, o VI Seminário América Platina prosseguiu com lançamento de livros e coquetel para os participantes. Hoje (17), duas mesas serão realizadas durante a tarde, com os temas “Questões urbanas e produtivas na América Platina” e “Fronteira como metáfora”, que devem reunir grandes nomes como geógrafo Eliseu Spósito. À noite, será realizado o I Colóquio UnBral Fronteira.

O evento acontece nas salas do Sebrae-MS, na Avenida Mato Grosso, 1661, Centro, Campo Grande. Inscrições e mais informações na página do evento.


Anexos:

Comentários

comentários