Relator do TCU pede rejeição das contas de Dilma em 2014

O ministro Augusto Nardes, relator de processo que avalia o balanço da União, recomendou aos colegas do Tribunal de Contas da União (TCU) que deem parecer pela rejeição das contas do governo da presidente Dilma Rousseff em 2014. A proposta consta do voto distribuído por ele aos gabinetes da corte no fim da noite de quinta-feira e divulgada nesta sexta-feira, pelo site da revista Istoé Dinheiro.

A presidente Dilma Rousseff – Foto: Lúcio Bernardo Jr. – Câmara dos Deputados

O TCU deve apreciar na semana que vem as contas de Dilma. Os demais ministros podem seguir ou não a proposta de Nardes. Eventual parecer adverso ao Planalto pode desencadear um processo de impeachment da presidente Dilma no Congresso, patrocinado pela oposição e setores rebelados da base aliada.

O argumento principal é que ela cometeu crime de responsabilidade ao permitir manobras como as pedaladas fiscais, caracterizadas como irregulares pela área técnica do TCU. O relator já havia sinalizado que votaria pela rejeição, como antecipou o Estado em reportagens desta semana.

O parecer prévio a ser apreciado pelo TCU na semana que vem vai ser enviado ao Congresso, ao qual cabe julgar as contas formalmente, concordando ou não com o entendimento da corte.

Fonte: Istoé

Comentários

comentários