27-12 – Evite a Ressaca do Ano Novo!

Fim de ano é motivo para as várias saideiras, e de repente seu fígado pode não suportar os últimos brindes. Não exagerar na bebida alcoólica é o melhor caminho. Mas, para aqueles que erram na dose vão aí algumas dicas:

Não beba com estômago vazio.

Quando a pessoa bebe depois de ter se alimentado, o álcool cai mais lentamente na corrente sanguínea e o fígado vai metabolizando aos poucos. Ou seja, o alimento evita que o fígado fique sobrecarregado.

Hidrate-se.

Esse hábito pode salvar o festeiro da ressaca. Beber água dilui e ameniza os efeitos do álcool. A desidratação dificulta o trabalho dos rins tornando o sangue mais espesso.

Procure locais arejados.

Evite comemorações em locais fechados, principalmente naqueles em que há muitos fumantes. A dor de cabeça é um sinal de que o efeito do álcool atingiu o sistema nervoso central. O álcool, misturado ao monóxido do cigarro, por exemplo, deixa a pessoa sob o efeito de duas substâncias tóxicas.

Não se medique.

Água de coco, chás de hortelã e boldo e sucos de frutas cítricas podem ajudar aqueles que esqueceram as regras e acordaram com dor de cabeça no ano novo. Nessa hora, muito cuidado com a automedicação, que pode representar um risco a mais para o seu corpo.

Um feliz 2017 a todos…

Comentários

comentários