23-12 – CORRUPÇÃO CULTURAL

capa_alexandre

Nesses dias, 12 oficiais da PM do Rio foram presos por desvios do Fundo de Saúde da Polícia Militar. Entre eles coronéis, do último posto da carreira. Representantes da lei, contaminados pelo câncer que assola o país, a corrupção. Nos mesmos dias, foi executado mandado de busca e apreensão na casa do Diretor-Geral do Theatro Municipal de São Paulo, por desvios de 20 milhões de reais. É o cotidiano imitando os crimes da Lava-Jato. Esse cotidiano permeia toda sociedade brasileira, de alto a baixo.

Muita gente conformada diz que não tem jeito, porque faz parte da cultura brasileira. Chegam a culpar Portugal por isso. Pergunto, então: por que a matriz conseguiu resolver e Portugal é hoje um país com raros casos de corrupção e a colônia não conseguiu isso, tendo a corrupção no dia-a-dia, em todos os níveis sociais? A corrupção está nas veias e artérias do estado, institucionalizada como forma de gerir o dinheiro do público. E a corrupção está também na empresa privada, onde se sonega e onde diretores, gerentes e simples funcionários tiram sua lasquinha do que não é seu. O estado que sustenta corruptos é o espelho da empresa que sustenta desonestos.

E a família? Que exemplos pais e mãos dão para seus filhos, crianças que escutam todos os dias, no rádio e na TV, notícias de corrupção? Que esforço fazem pais, mães e professores para mostrar que é preciso respeitar as leis e seguir a honestidade que respeita o que é alheio? Que modelos têm as novas gerações, das lideranças políticas, empresariais e familiares? Temos que buscar as respostas se quisermos mudar essa cultura. Se acreditamos possível quebrar padrões de machismo, racismo e preconceitos em geral, por que não quebrar a cultura da esperteza, do jeitinho, da corrupção?

Na capital do país, o Tribunal de Contas descobriu que 100% dos estudantes que usam transporte escolar gratuito para ir à escola, estão inscritos no programa de3 passe livre para usasr o transportes nos fins-de-semana, para ir ao cinema e ao shopping. As lições de corrupção começam cedo e são cedo praticadas. Depois, como eleitores, elegem seus semelhantes. Elegem fichas-sujas. Desta forma, podemos nos filiar ao grupo de países mais atrasados do mundo, nunca nos juntar aos mais desenvolvidos e civilizados.

Comentários

comentários