16-07 – O quanto custa e o quanto vale

JOB

Um problema recorrente em nosso meio é a valorização dos serviços prestados. A maior parte dos anunciantes desconhece a estrutura e o funcionamento de uma agência de propaganda e, por esse motivo, considera os trabalhos por elas prestados muito caros. Sempre aparece alguém que tem um precinho melhor, como se o problema pudesse ser resolvido única e simplesmente com a redução dos valores a serem investidos.

Mas não é assim que funciona.

A estrutura de uma agência de propaganda é complexa.

Demanda investimentos em instalações, equipamentos, softwares, pesquisas e gente competente, que investiu em sua formação, quer e merece ganhar bem. E a remuneração é fundamental para a manutenção de profissionais especializados e com talento na arte de comunicar. Além disso, uma agência de propaganda também é uma empresa, com responsabilidades sociais, tributárias, custos com material de expediente e toda a gama de despesas como outra qualquer.

Importante, como todo negócio, precisa ter lucros também.

Então, quando você une ferramental técnico que é caro, com profissionais idem, é fácil chegar a conclusão de que existem custos.
Isso nos leva a segunda parte do título, que é o quanto vale.

Para avaliar se o que está sendo cobrado vale, exija que sua agência lhe apresente as bases que fundamentam que os caminhos por ela sugeridos para a comunicação da sua empresa são os mais indicados.
Se sua pergunta não for respondida, custa e não vale. Se for respondida, vale e não custa tanto quanto você imagina.

Sendo mais claro, para melhor atender nossos cliente mantemos pesquisas atualizadas do IBOPE de audiência das emissoras de rádio e televisão. Para o meio jornal, revistas e mais recentemente para o meio web, contratamos o IVC – Instituto Verificador de Circulação, que fiscaliza a tiragem dos meios impressos e o número de cliques diários dos sites.

Para o meio web ainda, existem mais algumas centenas de auditorias nacionais e internacionais. Aqui na agência além do IVC utilizamos mais três auditorias. Na gestão das redes sociais o monitoramento é pago mensalmente e audita por nome, sexo, idade, região, perfil sócio econômico e o que mais for necessário para atendimento ao cliente, incluindo a concorrência. Para a veiculação temos outra auditoria contratada, certificando se o comercial do anunciante saiu corretamente e no horário determinado. Completando os custos, parte do tempo remunerado de nossos profissionais é utilizado em atualizações de softwares, novas tecnologias e pesquisas gerais, como por exemplo de tendências de mercado e consumo.

Todo esse investimento e conhecimento é aplicado na elaboração da estratégia mais eficaz para o anunciante, sem o repasse integral dos custos que é amortizado por outros clientes e pela própria agência.
É um composto que possibilita objetividade e assertividade, fatores preponderantes na rentabilização dos recursos do anunciante. Portanto, antes de depreciar os valores apresentados por sua agência, cobre dela as informações que embasaram esse processo. Se comprovado que o caminho é o mais adequado para o seu negócio e que não houve apenas um exercício de criatividade por parte da agência, houveram custos e investimentos – “negocie”!

Faz parte do negócio.

Máximas do Meio: “Muitas coisas pequenas foram transformadas em grandes pelo tipo certo de publicidade.” Mark Twain

[email protected]

Comentários

comentários