10º Urbandance Campo Grande acontece a partir de hoje com Workshop e shows

Os participantes do mundo da Dança e seus admiradores recebem nos próximos cinco dias, a partir desta quarta-feira, a 10ª edição do Urbandance Campo Grande, que acontece em dezenas de Workshops, com profissionais nacional e regionais, e, apresentações culturais da área. O evento é promovido pela Cia. Dançurbana da Capital, que visa fazer ‘Movimento e coreografia’, divulgando a arte com dança para ‘encantar e colorir o coração do público campo-grandense’ nesta semana. Apesar de ser o décimo, a ação começou a ser realizada há seis anos, tendo ano com realização de duas edições, pela companhia que atua há 14 anos no mercado, sendo totalmente campo-grandense.

Os promotores do 10º Urbandance divulgam que o evento – veja abaixo a programação completa – é um modo de pensar em trazer mais e mais gente para praticar a atividade, promovendo uma programação extensa de workshops de técnicas de danças urbanas, tanto para iniciantes quanto para profissionais. Bem como, em shows de dança, para mostrar os resultados já preparados ou que sairão do Encontro de Danças Urbanas, que segue até 15 de janeiro, no Sesc Camillo Boni, nos altos da Avenida Afonso Pena.

“O 1º encontro aconteceu em 2010, proporcionando aos praticantes e profissionais das danças urbanas, um espaço de experiência e formação. Agora, o Urbandance ganha uma proporção maior e visa propiciar aos seus participantes possibilidades de troca em um único ambiente. É um exercício de resistência e sobrevivência da Cia. Dançurbana”, conta o diretor e coreógrafo da Cia, um dos idealizadores do evento, Marcos Mattos.

Mattos explica como são e que serão dez workshops, entre eles dividimos em três para iniciantes e quatro intensivos, com professores de renome nacional. “Vamos ter o Henrique Bianchini e o Nene, ambos de São Paulo; o Eduardo Kon (DF), Dédy e Ingrid Beatriz (MT). Como também a Ariane Nogueira, Roger Pacheco e Livia Lopes, trio de nosso Mato Grosso do Sul. Os workshops são, sem exceção, aulas teórico-práticas, que além de executar os movimentos, os alunos terão informações sobre as técnicas e sobre a história de cada uma delas”, explica o diretor, ressaltando que “os intensivos são focados nos dançarinos que pretendem se reciclar e mergulhar nos estilos propostos, que são house, vogue e hip-hop dance”, finaliza.

Coreografo Marcos Mattos

Especial

Mattos lembra ainda que além das “formações”, acontecerão também palestras com os dançarinos, feira de arte urbana, mostra de dança com os grupos participantes nos dias 12 e 13, batalha de danças “all style” no domingo e, ainda, uma festa no Jack Music Pub na quinta-feira, às 22h30.

O diretor comenta em atenção especial para o “Estudo Intensivo de Possibilidades e Experimentações”, em um projeto encabeçado pelo dançarino Henrique Bianchini, que será exposto no último dia de Urbandance, às 9 horas. “O Henrique é um estudioso da dança que trabalha com isso há mais de dez anos. Esse execício ensina como o aluno pode entender a prática da improvisação a partir da hip-hop dance”, explica Marcos Mattos.

Cia debutando

Desde 2002, a Cia que está debutando, completando 15 anos, tem um projeto de preparação profissional para jovens que se destacavam em projetos sociais na periferia de Campo Grande. Com autonomia, em 2006 deram os primeiros passos em criações próprias, e buscaram recursos para subsidiar essas produções.

O DançaUrbana conquistou seu espaço de pesquisa, formação e atividade artística em 2007, e no ano seguinte, fez o primeiro espetáculo: “Urbanoides”.

O amadurecimento aconteceu com novas criações, em numerosas apresentações, na participação de projetos importantes, como Sesc Amazônia das Artes em 2012 e o Palco Giratório em 2014. Também no contato diário com outras companhias de Campo Grande, em um novo espaço de ensaio e permanência, coletivo.

A Cia. hoje possui novos grupos que derivam deste trabalho, e que trazem orgulho com suas próprias conquistas.

Serviço – Programação completa

* Workshops para Iniciantes: 12 a 14 de janeiro, das 14h às 15 horas.
* Intensivos: 12 a 15 de janeiro, das 9h às 13 horas.
* Workshops para Intermediários: 11 a 14 de janeiro, a partir das 15 horas.
* Mostra de Dança: 12 e 13 de janeiro, das 19h às 20h30.
* Batalha All Style: 15 de janeiro, das 13h às 17h30.
* Festa URBD: 12 de janeiro, a partir das 22h30, no Jack Music Pub.

Os interessados em apenas conferir a Mostra pagaram um ingresso por este evento no valor R$ 5.

O Urbandance acontece de 11 a 15 de janeiro, no Sesc Camillo Boni, localizado na avenida Afonso Pena, 3469. Informações e valores pelo telefone (67) 9 9260-8005 ou pela fanpage www.facebook.com/paginadancurbana.

Comentários

comentários